Como ganhar RootUser no router Technicolor TG784n v3 V10.2.1.L da MEO

O router da MEO Technicolor TG784n v3 com a versão 10.2.1.L de firmware, veio trazer novamente complicações, a quem necessita de alguma configuração que necessite ter acesso de RootUser.

Não existe nenhum fornecedor de serviços Internet “ISP” perfeito neste planeta. Eles têm que tomar decisões perante a oferta de hardware disponível para esta classe de routers. A MEO e todos aqueles que não produzem hardware têm que estar sujeitos ao mercado. Se fizerem uma pesquisa séria, verão que as escolhas não são muitas.

É necessário alguns requisitos para eles prestarem os serviços que prestam. Os routers têm que ter uma pequena central telefónica para que possam disponibilizar o serviço de telefone publico. Têm que ter um switch com algumas portas para poderem ligar as boxes para prestar o serviço de TV. E muitos outros atributos para que possam interligar uma rede grande como é a da MEO.

Não é fácil com certeza manter esta rede sempre UP e para isso a MEO toma decisões na forma de administrar os seus Routers. Para que possa de maneira rápida e eficaz configurar remotamente os routers, atualiza los, etc.

Só que neste raciocínio, de prestar o melhor serviço possível com um esforço menor possível, a MEO não consegue satisfazer por completo uma parte dos seus clientes. Os que pretendem ter total acesso só porque sim. Os que necessitam de ter configurações para tirar partido do seu serviço de Internet, mas também aqueles que querem tirar mais partido do que devem sem entrar em julgamentos.

No meu caso pessoal, o que mais me desagrada nestas formas de gerir maiorias é sentir me uma fotocopia dentro de uma resma. Eu não posso ser tratado de forma igual, eu sou diferente, somos todos. É difícil passar uma tarde a configurar o meo router, com as configurações que pretendo para que possa tirar partido do meu serviço e do nada alguém porque lhe apetece ou sei lá qual é a razão, faz reset ao router.

O que para a maioria dos utilizadores da MEO isto não significa nada eu sei. Mas eu sou diferente, somos todos. Em um espeto ou em outro, mas todos somos diferentes. Acho que deve ser analisado as necessidades desta minoria, que não deve ser tão pequena quanto a alguns dava jeito.

Eu quanto ao serviço que a MEO me presta basicamente tenho problemas com as configurações do router como referi acima, e com as campanhas de marketing que quando se lembram telefonam todos os dias.

Com algum trabalho, fui coletando informação suficiente para construir um software, onde faz parte esta pagina que irá contar o número de vezes que foi ganho RootUser. Bem como este grupo onde será possível discutir assuntos relacionados. Como também um pequeno programa que irá auxiliar todos os utilizadores que pretendam ganhar RootUser e afirmar se incrementando o contador.

Existe informação na Internet no próprio fórum da MEO de como fazê-lo. Só que deixa muita gente de fora, pois não somos todos da mesma área profissional. E não permite que nos afirmemos perante aquilo que temos direito.

Desta forma peço vos, que utilizem este software ou parte dele, para que possa ser incrementado o contador, que irá refletir o número de utilizadores que estão em parte descontentes por não poderem configurar o aparelho para as suas necessidades. Apenas será mostrado o contador ninguém tem como saber quem o fez, o contador é incrementado de forma anónima.

Eu quero demonstrar que esta pequena minoria não é assim tão pequena.

Neste mesmo artigo vou explicar a usar o software o que é bem simples.

Usar MeoRootUserVL

O MeoRootUserVL é um software construido em C#, é um comando, que corre pela linha de comandos do Windows ou Linux através do mono. Se houver muito interesse da parte dos utilizadores de Linux, poderei fazer um comando natural para este sistema que é o que eu mais gosto. Mas como sei que a maioria utiliza Windows, principalmente aqueles que não estão ligados às áreas de informática achei que seria mais fácil e como sendo um comando simples corre bem em Linux também.

Este comando não necessita de permissões de administrador no vosso windows ou linux para ser usado, ele apenas comunica com o router e com a pagina do contador para ganhar RootUser.

O comando usa o utilizador “sumeo” e palavra passe  “bfd,10ng” que vem por defeito configurado no router. Caso tenha sido trocada devem fazer um hard reset ao router antes de correr o comando. Isto é importante pois o comando conta que este utilizador com esta password existe.

Convém que se ligue ao router através de cabo. Via wireless é possível mas existe muitas pausas e sincronias que têm que ser feitas o que está sujeito a falhas.

Windows

Ao corrermos este comando sem argumentos ou com –help ele mostra nos o seguinte:

C:\> MeoRootUserVL.exe
Este software permite ganhar root acesso ao router
Technicolor TG784n v3 versão 10.2.1.L da MEO.

Quero agradecer à MEO sem ela isso não seria possível.
Obrigado MEU por incentivar a criatividade de muitos dos seus clientes.
Obrigado ner0, continua!
E a todos aqueles que pela minha vida passaram e fizeram valer a pena.


Uso: MeoRootUserVL.exe -t [o token] -p [nova palavra passe para o utilizador Deb
ug]

Opções:
  -t, --token=VALUE          O token gerado no site.
  -p, --passwd=VALUE         A nova palavra passe para o utilizador Debug.
  -h, --help                 Mostra esta menssagem

Para que possamos correr este comando é necessário estar registado aqui no site, para que possa gerar tokens. Tem de haver registo para que possa haver alguma credibilidade nos dados recolhidos. Evitando brincadeiras, etc.

Para gerar o token, que é válido por uma hora, é aqui na pagina do contador.

Após ter um token válido e de escolhermos a palavra passe que queremos atribuir ao utilizador Debug. Corremos o comando desta forma.

C:\> MeoRootUserVL.exe -t HE8NA815 -p exemplo

Claro que parto do principio que copiaram o comando para a raiz de C:\, caso não o tenham feito têm de mudar primeiro de diretório para o local onde se encontra o comando guardado.

Linux

Para aqueles que usam o Linux(parabéns), têm que ter o mono instalado no sistema. Correr o comando é tão simples como para Windows e é necessário os mesmos requisitos. Ter um token válido.

Corremos da seguinte forma:

$ mono MeoRootUserVL.exe -t HE8NA815 -p exemplo

Qualquer duvida em relação ao usar o comando será respondido nos comentários. Para outras questões relacionadas com o router, por favor usem o grupo.

Rede

Visto que será feito o reset ao router, a negociação de um novo IP via DHCP pode ser lenta, aconselho a configurarem a rede da máquina onde iram correr o comando de forma estática. Usando o IP: 192.168.1.100 por exemplo, Mascara de Rede: 255.255.255.0, Gateway: 192.168.1.254 e DNS do Google: 8.8.8.8.

Qualquer dúvida a configurar a rede quer no Windows ou Linux é só dizerem!

Usar apenas o Proxy

Como refiro no inicio é possível usar apenas parte desta lógica para incrementar o contador. Passo a explicar.

Caso pretendam usar as informações que o ner0 disponibiliza e explica como usar manualmente, no Forum da MEO, poderão fazê-lo. Funciona! Caso queiram usar apenas o Proxy que disponibilizo para o efeito podem usar, desta forma incrementam o contador caso seja obtido a palavra passe do utilizador através do Proxy.

Como usar o Proxy

Para usar este Proxy para obter a vossa palavra passe aleatória. Têm que substituir o passo 3 deste artigo pela seguinte URL:

https://www.ncdc.pt/meo/?token=HE8NA815

Esta forma apenas funciona se utilizarem o próprio router que pretendem desbloquear para fazer a ligação ao Proxy.

Caso seja possível obter a vossa palavra passe aleatória será apresentada no Browser, caso falhe será apresentada uma mensagem de erro.

 

Anexos:

Artigos Relacionados:

25 comentários sobre “Como ganhar RootUser no router Technicolor TG784n v3 V10.2.1.L da MEO

  1. Boa noite,

    Fiz tudo direitinho mas não consigo entrar c Debug e a pass que defini.

    O nome de utilizador e a password que inseriu está incorreta. Por favor verifique e tente de novo.

    A versão é a 10.2.1.L e produto é o TG784n v3

    Alguma sugestão?

  2. ner0says:

    Ainda não experimentei, não quero estragar o que está a funcionar bem :)
    So quis comentar que é agradável ver que te dedicas a ajudar – apesar de não achar que o token seja boa ideia – e obrigado pelo “obrigado” ;)

    • ner0 obrigado pelo teu desenvolvimento e estudo, um agradecimento também ao José por esta ferramenta.
      Realmente o Token é má ideia e por acaso a API está em baixo.
      Há muitas formas de ganhar os devidos créditos e ‘obrigar’ os utilizadores a registarem se no site não é uma delas.
      A versão 10.2.1.O já está relativamente protegida mas não há nada que um reset não resolva :P
      Se esta aplicação fosse aberta haveria mais gente a colaborar, era esse o espírito de entre-ajuda que havia no PTSec.

      • Olá Mario, obrigado pela parte que me cabe!

        A API está em baixo como assim?

        Quanto ao Token não é para obrigar os utilizadores a se registarem, é sim para me proteger a mim e aos meus poucos recursos, que de boa vontade venho partilhando ao longo da minha vida e continuarei se assim for possível. O Token é uma maneira simples, eficaz, barata para me proteger de ataques. Que consumiam muitos recursos/energia.

        Quanto à aplicação ser aberta é uma questão de tempo, tenho vida para alem disto. No entanto fica aqui a promessa que irei assim que possível criar um projeto no GitHub.

  3. Boas, arranjei um rooter destes e queria criar um user root, o problema é que tive que lhe dar um IP fixo para o ligar na minha rede de forma a manter o acesso à net.
    Será que podes adicionar ao comando que criaste um argumento para definir um IP fixo? Da forma que está faz-me um reset ao meu rooter que é um modelo mais antigo.

    Obrigado

  4. ah, sim, com este uer sumeo, k não é user root, não tenho permissão para efetuar vários comandos, dá “command not allowed”, para CWMP e software switchover, entre outros .
    Dá para desativar limite de tempo de sessão e tudo kuanto seja de informação.

  5. Boas, pois parece k estou sem opções, andei a lêr posts antigos, alguns até meus e já não me lembrava k o protocolo de ligação com o 10.2.1D é PPPoE, k requer user e pass para autenticação e no 10.2.1L o protocolo passou a ser IPoE em k a autenticação é feita sem necessidade de user e password, (basta ligar o router e a autenticação é feita automaticamente). Sendo assim se fizer o switchover, vou ficar sem net e sem tv e penso k kuando faço o switchover o soft k devia passar para passivo ( neste caso o 10.2.1L ) já não vai aparecer kuando estiver com o 10.2.1D e der o comando :software version , isto já me aconteceu , passo a explicar: kuando eu tinha o 8.4.H.F eles atualizaram para 10.2.1D e eu fiz o switchover para 8.4.H.F e ficou tudo bem, depois fui espreitar com o comando :software version e a versão 10.2.1D tinha sumido, pronto mas tava com 8.4.H.F e tava todo contente, lá veio o dia em keles mudaram o protocolo para IPoE e fui obrigado a ligar o CWMP para deixar entrar 10.2.1L , isto em Agosto de 2016 e daí pra cá adeus root. Parece k tenho duas opções, ou troco de router ou espero por melhores dias.
    Tá complicado isto.

    Um abraço

  6. Boas novamente

    enviando este comando , tenho :

    _BRAND_NAME=Thomson
    _PROD_NUMBER=784n
    _SSID_SERIAL_PREFIX=Thomson
    _FII=8.4.17.15.0
    _BUILD=10.2.1.L
    _BOOTLOADER_VERSION=1.1.0
    _BUILDVARIANT=DL
    _BUILD_PASSIVEBANK=A.2.1.D
    _BUILDNAME=ZWM8DL10.21L
    _BUILD_FILENAME=dant-p_DL.rbi
    _BUILD_PASSIVEFILENAME=ZX9ICM10.21D
    _VARIANT_FRIENDLY_NAME=TG784n

    e continua uma lista enorme. Depois dei o comando :software version

    {sumeo}=>:software version
    Flash image: 8.4.17.15.0
    Active SW: dant-p_DL.rbi (10.2.1.L)
    Passive SW: ZX9ICM10.21D (A.2.1.D)
    {sumeo}=>

    Agora se eu retroceder para a versão D,( pelo k a consola mostra tenho essa opção ), será k farei bem ? é k depois para voltar á versão L é complicado pk ela vai desaparecer assim k o router iniciar na D.
    Kual é a tua opinião ?

    Abraço

    • Boas Fernando,
      como podemos ver são maquinas diferentes não irá funcionar.
      Eu não tenho forma de testar esse router.

      Aconselho a tentares todas as hipóteses.
      Experimenta a D sim :software switchover reuseconfig yes
      Não necessitas eliminar. Se conseguires RootUser com a D fazes o switch novamente para ver se os utilizadores RootUser se mantêm.
      Infelizmente, penso que não tens permissão para fazer o switch de firmware com o utilizador sumeo.
      Mas experimenta e deixa-me saber.

  7. Olá José Caldeira, hoje voltei a tentar e comecei logo pelo reset ao router, a consola fica assim:

    c:>MeoRootUserVL-v2.exe -t W5R3VRZB -p fm
    Será feito o reset ao router, por favor aguarde..
    Tentando ligar ao router, aguarde..
    Tentando ligar ao router, aguarde..
    Tentando ligar ao router, aguarde..
    Tentando ligar ao router, aguarde..
    Tentando ligar ao router, aguarde..
    Tentando ligar ao router, aguarde..
    Tentando ligar ao router, aguarde..
    Levantou..

    c:>

    a seguir tentei entrar com o Debug e diz-me k o utilizador ou a pass estão incorretos ( hoje já não houve mais desenvolvimento na consola ).
    Entretanto entrei com o sumeo / bfd,10ng e fui ao registos e eventos :

    Informações Mar 20 19:41:09 LOGOUT User sumeo logged out on TELNET (192.168.1.200)
    Informações Mar 20 19:38:59 CONFIGURATION saved by TR69
    Informações Mar 20 19:38:41 LOGOUT User nauser logged out on TELNET (83.240.175.40)
    Informações Mar 20 19:38:41 LOGIN User nauser logged in on TELNET (83.240.175.40)
    Informações Mar 20 19:38:00 CONFIGURATION mbus igd sync successfull
    Informações Mar 20 19:37:51 CONFIGURATION mbus atomic sync successful
    Informações Mar 20 19:37:20 FIREWALL event (1 of 2): created rules
    Informações Mar 20 19:37:20 FIREWALL event (1 of 1): flushed rules
    Informações Mar 20 19:37:19 CONFIGURATION saved by TR69
    Erro Mar 20 19:37:03 [CWMP_DOWNLOAD] Config download: saving using filename '/dl/cwmp_tmp.sts'
    Erro Jan 1 00:07:00 [CWMP] Connection Request NOT ALLOWED.
    Erro Jan 1 00:06:58 [CWMP] Connection Request NOT ALLOWED.
    Erro Jan 1 00:06:58 [CWMP] Connection Request NOT ALLOWED.
    Erro Jan 1 00:06:58 [CWMP] Connection Request ERROR, too many AUTHENTICATION FAILURES.
    Erro Jan 1 00:06:57 [CWMP] Connection Request NOT ALLOWED.
    Erro Jan 1 00:06:57 [CWMP] Connection Request NOT ALLOWED.
    Informações Jan 1 00:06:45 CONFIGURATION saved by TR69
    Informações Jan 1 00:06:38 LOGIN User sumeo logged in on [HTTP] (from 192.168.1.200)
    Informações Jan 1 00:06:21 CONFIGURATION saved by TR69
    Informações Jan 1 00:05:46 LOGIN User Debug tried to login on [HTTP] (from 192.168.1.200)
    Erro Jan 1 00:05:10 [CWMP] Connection Request NOT ALLOWED.
    Erro Jan 1 00:04:44 [CWMP] Too many AUTHENTICATION FAILURES CPE -> ACS.
    Informações Jan 1 00:04:36 [WANSENSING] In tel-adsl-scriptMain.lua: TxOptions.60.Value unchanged.
    Informações Jan 1 00:04:27 CONFIGURATION mbus igd sync successfull
    Erro Jan 1 00:04:09 [WANSENSING] Main of tel-adsl-scriptMain.lua is running.
    Informações Jan 1 00:04:09 CONFIGURATION mbus atomic sync successful
    Informações Jan 1 00:03:39 FIREWALL event (1 of 4): modified rules
    Informações Jan 1 00:03:39 FIREWALL event (1 of 8): created rules
    Informações Jan 1 00:03:39 FIREWALL event (1 of 6): deleted rules
    Erro Jan 1 00:03:34 [WANSENSING] tel-adsl-scriptEntryExit.lua Entry is running.
    Erro Jan 1 00:03:26 [WANSENSING] tel-auto-sensing-scriptEntryExit.lua Exit is running.
    Informações Jan 1 00:03:09 [WANSENSING] In tel-auto-sensing-scriptMain.lua: Sensing...
    Informações Jan 1 00:02:42 LOGOUT User sumeo logged out on TELNET (192.168.1.200)
    Informações Jan 1 00:02:38 LOGIN User sumeo logged in on TELNET (192.168.1.200)
    Informações Jan 1 00:02:10 LOGOUT User sumeo logged out on TELNET (192.168.1.200)
    Informações Jan 1 00:02:09 FIREWALL event (1 of 27): modified rules
    Informações Jan 1 00:02:09 FIREWALL event (1 of 10): deleted rules
    Informações Jan 1 00:02:09 LOGIN User sumeo logged in on TELNET (192.168.1.200)

    e cada vez k executo o MeoRootUserVL-v2 , a rede wireless fica por defeito, tenho k voltar a config como tava.

    * (192.168.1.200) é o meu PC
    * (83.240.175.40) suponho k seja a MEO automaticamente, a fazer a atualização pelo menos da data.

    Obrigado pela tua atenção
    Abraço

    • Boas Fernando,
      é importante saber qual a versão do router. Podes obter essas informações através do comando :env list

      _PROD_NAME=Technicolor TG
      _BRAND_NAME=Technicolor
      _PROD_DESCRIPTION=Technicolor Internet Gateway Device
      _PROD_NUMBER=784n v3
      _FII=10.2.1.13.0
      _BUILD=10.2.1.L
      _BOOTLOADER_VERSION=1.1.2

      Este comando irá funcionar no router Technicolor TG784n v3 versão de firmeware V10.2.1.L.
      Quanto a perderes a configuração de wireless, sim perdes todas as tuas configurações, pois é feito o reset ao router.

  8. Boas, fiz tudo direitinho,inclusivamente reset, tenho a msg ” Levantou ” depois ” impossivel ligar ao router ” depois ” em principio correu tudo bem tente aceder agora com Debug e a pass “, mas não aceita, e ficou sem aceitar tambem com ” sumeo ” agora só acedo com ” meo / meo ” e ” Administrator / 3!play “mas sem root claro.
    A minha duvida é k o router não diz se é V1, V2 ou V3, apenas diz TG784n, será V1 ?
    Testei com os dois softs, com o MeoRootUserVL-v2, nem seker liga ao router e com o MeoRootUserVL, faz então tudo mas depois o Debug não entra.
    O que poderá estar a acontecer ?
    Fico agradecido desde já
    Abraço

    • Boas Fernando, em principio funciona apenas na versão v3 do Router, se alguém poder confirmar que funciona com outra agradeço. É necessário ter certeza de qual versão tem. Apesar de não existir risco de estragar nada, pois é apenas feito pedidos com o protocolo Telnet.

      Utilize apenas a versão MeoRootUserVL-v2, que já tratei de alguns erros.

      Eu quero ajudar se poder. Para isso cole todo o texto que foi gerado no consola. Para que seja mais fácil para mim perceber onde se encontra o problema.

      Configurou a rede manualmente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Protecção de DadosÉ importante ter conhecimento dos seus direitos, e ter conhecimento da politica de dados usada neste site. Por favor leia com atenção a pagina com o Regulamento Geral de Protecção de Dados antes de concordar!