FreeDNS – Um serviço de DNS gratuito excelente

Ao longo de muitos anos que venho usando vários serviços de DNS. Para resolver nomes em IPs, que é um dos objetivos dos serviços de DNS.

No entanto neste artigo irei falar apenas do FreeDNS. Que é o serviço que uso à muitos anos e que me permite aceder e dar acesso, a vários dispositivos configurados por mim. Este artigo é uma forma que tenho ao meu alcance, para contribuir para este serviço. Que a meu ver, é o melhor serviço de DNS dinâmico gratuito em toda a Internet.

Quem lida com dispositivos em rede em geral, como servidores, routers, switchs, câmaras IP, entre outros, sabe o quanto um serviço destes é importante. Principalmente quando temos um dispositivo com IP Dinâmico ao qual queremos ter acesso.

O FreeDNS presta vários serviços relacionados com DNS não só gratuitos é verdade.

Normalmente as interfaces web destes serviços são todos muito bem trabalhados, visualmente e em recursos. No entanto deixam muito a desejar no que oferecem. A interface visual do FreeDNS é bastante simples, mas funciona tudo muito bem.

O FreeDNS permite-nos usar um sub domínio de 78108 domínios existente nas sua base de dados à data deste artigo. Ou colocarmos lá um domínio para ser administrado e ou partilhado, para que outros possam criar subdomínios e usar em seus projetos.

Permite criar esta lista de recordes:

  • A
  • AAAA
  • CNAME
  • NS
  • MX
  • TXT
  • SPF
  • LOC
  • HINFO
  • RP
  • SRV
  • SSHFP

Os recordes do tipo A e AAAA são importantes pois permite traduzir um domínio em um IP que é importante quando queremos ter acesso a máquinas com IP dinâmico. Pois podemos aceder uma câmara por exemplo através de um domínio ex: cam.ncdc.pt ao invés de um IP ex: 88.16.192.8 que é muito mais difícil de decorar, principalmente quanto muda com frequência.

Os recordes do tipo CNAME permite-nos criar nomes como cam01.ncdc.pt cam02.ncdc.pt o que permite organizar os dispositivos com nomes fáceis de decorar ou organizar por serviço www.ncdc.pt, ssh.ncdc.pt.

Os recordes do tipo TXT são hoje em dia muito importante para quem lida por exemplo com aplicações da Google, ou serviços como Let Encrypt. Estes recordes são usados para verificas se um cliente tem legitimo acesso a um determinado serviço. Bem como para validar serviços como de email, entre outros.

O freeDNS permite de forma simples atualizar a mudança de IP, no caso de usarmos um IP dinâmico. A lista de softwares que permite de forma simples atualizar o IP pode ser vista aqui.

 

Eu pessoalmente estou contente com este serviço, que uso à vários anos. E que recomendo pois até hoje tem me permitido usa-lo nos meus projetos que dependem deste tipo de serviço, sem nunca me ter deixado ficar mal. O FreeDNS é um bom serviço!

 

Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Protecção de DadosÉ importante ter conhecimento dos seus direitos, e ter conhecimento da politica de dados usada neste site. Por favor leia com atenção a pagina com o Regulamento Geral de Protecção de Dados antes de concordar!