Optimum Gravatar Cache

Optimum Gravatar Cache é um plugin para o famoso WordPress.

WordPress é um CMS (sistema de administração de conteúdo) bem conhecido e utilizado pelo mundo fora. Ele permite através de plugins modificar o seu funcionamento quer em termos de funcionalidades bem como a sua aparência.

Eu uso o WordPress aqui no site, utilizo alguns plugins de outros, bem como alguns plugins que vou criando para que este CMS cumpra as minhas necessidades.

Os plugins que vou criando e que possam ser usados por outros sendo a sua utilidade do meu ponto de vista útil para mais alguém torno os públicos, como é o caso deste plugin.

Visto que este site corre em uma máquina com baixos recursos de hardware RaspBerry PI a minha necessidade por otimizar tudo é grande.

O Optimum Gravatar Cache é um plugin que permite criar uma cache localmente no nosso servidor dos gravatars utilizados em um site.

Eu irei abordar os pontos negativos do gravatar apenas porque é neles que este plugin se baseia. No entanto sem ele este plugin não funciona. E o gravatar é realmente uma boa ideia e recomendo a todos a criar uma conta.

O objetivo deste plugin é reduzir o numero de pedidos feitos para obter os gravatars utilizados por exemplo em um artigo com comentários.

Analisando o funcionamento normal do WordPress com a ajuda de sistemas de analise online como o GTmetrix por exemplo, analisando os utilizadores do meu site e de outros sites bem conhecidos de todos, cheguei à conclusão que a maioria dos utilizadores não tem um gravatar personalizado e que de qualquer forma é feito um pedido ao site *.gravatar.com por cada comentário.

Ora se um site conhecido como por exemplo pplware por cada artigo tenha 10 comentários, será necessário 10 pedidos dinâmicos ao site *.gravatar.com para transferir os gravatars mesmo que eles não sejam personalizados.  Desta forma tornando lento a apresentação do conteúdo ao utilizador bem como gastando banda  que se for em dispositivos moveis é cara.

A minha analise foi mais longe, analisei também as imagens em si e cheguei à conclusão que as imagens não são otimizadas pelo gravatar quer as personalizadas pelo os  utilizadores quer as por defeito (o homem mistério).

gravatar permite personalizar o gravatar por defeito redirecionado para uma imagem online, desta forma personalizando o gravatar por defeito, normalmente o símbolo do site. No entanto sempre adicionando recursos para este efeito que implica tempo e banda e irá penalizar a experiência de utilizador.

Com os dados recolhidos dos pontos a serem melhorados, dei inicio a este plugin a fim de prestar o mesmo serviço com muito menos recursos gastos no processo. Ainda não está absolutamente como quero ainda irei adicionar muitas melhorias e opções para se adaptar a várias situações. No entanto já está em produção e a cumprir o seu objetivo. O mesmo permitiu me ganhar pontos no GTmetrix  Page Speed Score bem como reduzir os recursos gastos.

Testem a diferença de resultados no GTmetrix com por exemplo estes dois artigos:

  • https://pplware.sapo.pt/tutoriais/aprenda-instalar-novo-archlinux-passo-passo/
  • https://www.ncdc.pt/2014/11/07/como-ter-acesso-total-ao-router-technicolor-tg784n-v3-da-meo/

É necessário perceber que é só para analisar em termos de pedidos por gravatars. O meu RaspBerry não pode competir em termos de potencia com os servidores da pplware com certeza, mas vão ficar surpreendidos!

O Optimum Gravatar Cache na sua ultima versão permite o seguinte:

  •  Criar uma cache local de todos os gravatars utilizados no site, incluindo plugins como o BuddyPress durante um determinado  tempo.
  • Otimizar todos os gravatars disponibilizados no site, sejam eles personalizados pelo utilizador quer seja o gravatar por defeito.
  • Permite personalizar de forma bastante simples o gravatar que será utilizado por defeito quando um determinado utilizador não tiver configurado o seu gravatar. Podendo ser utilizado imagens tipo (.SVG, .PNG, .JPG, .GIF).
  • Permite pré comprimir os ficheiros do tipo .SVG utilizados para personalizar o gravatar por defeito de forma a reduzir os recursos gastos em CPU do servidor. Sendo apenas necessário comprimir uma vez e depois é só disponibilizar o conteúdo já comprimido.
  • Todo o processo de otimização quer atualização dos avatars é feito em segundo plano de forma controlada pelo administrador na configuração do mesmo.

O plugin está disponível nos repositórios do wordpress para quem necessitar utiliza lo.

Capturas de Ecrã

Abaixo podem ver algumas capturas de ecrã das paginas de configuração do plugin.

Esta é a pagina que nos permite configurar a cache com alguns parâmetros que se adequem às nossas necessidades.

 

Aqui podemos ver as opções para definirmos o avatar que irá substituir o gravatar por defeito.

 

A imagem mostra as opções de otimização que neste momento estão implementadas.

 

Esta imagem mostra alguns dados sobre o estado da cache.

 

Difernça Usando e Não Usando o Plugin

Este teste foi realizado em um artigo real do meu blog.

Aqui: https://www.ncdc.pt/2014/11/07/como-ter-acesso-total-ao-router-technicolor-tg784n-v3-da-meo/

Na  imagem podem ver a diferença do numero de imagens que são descarregadas para apresentar a mesma informação.

 

Conclusão

Este é o plugin que de momento partilho com todos. Por favor comentem bem ou mal que é a única forma que tenho de poder melhorar e talvez adequar a mais situações distintas.

 

    Deixe uma resposta