Portugol IDE

Portugol IDE é um software português, que tem como objetivo simular a linguagem algo-rítmica. Este software é utilizado na  Introdução à Programação dos Cursos de Engenharia da Escola Superior de Tecnologia de Tomar e do Instituto Politécnico de Tomar. Bem como, em muitas escolas e centros profissionais em Portugal e no Brasil. Ele é bem fácil de utilizar e compreender e tem realmente a capacidade de demonstrar de forma simples, os conceitos que são necessários ter quando se pretende programar qualquer linguagem informática.

portugol-algoritmicaportugol-fluxogramaO software pode ser descarregado do site do projeto, como também pode ser descarregado o código fonte de GitHub. Este software é disponibilizado com a licença GNU Lesser General Public License. O que torna mais interessante ainda pois poderá ser modificado e adaptado por qualquer pessoa.

Este programa necessita do java para correr e pode correr em vários sistemas.

Vou disponibilizar o pacote portugol_2.3_all.deb em anexo a este artigo, para que possamos instalar de forma simples este software no Ubuntu 14.04, 12.04, ElementaryOS.

Criei um pequeno script, que inicia o programa de forma simples, tanto pelo terminal como pelo o Unity. O que torna muito mais fácil correr este programa. Também configurei algumas opções por defeito, como o tipo de letra, o seu tamanho, as cores utilizadas por defeito nos objetos dos fluxogramas, que no Ubuntu ficam por defeito invisíveis.

As vantagens de instalar este pacote é que ficamos com o software configurado e funcional no Ubuntu, visto que são instalados os softwares dependentes, que neste caso é só o java. Podemos encontrar o software pelo Unity de forma simples, apenas escrevendo “portugol” ou a partir de um terminal escrevendo “portogol”.

Podemos instalar este pacote clicando nele com o lado direito do rato e abri-lo com o Software Center do Ubuntu.

Também podemos instalar este software pelo terminal da seguinte forma:

# dpkg -i /caminho/para/o/pacote/portugol_2.3_all.deb
# apt-get -f install

Seja qual for a forma que escolha para instalar o pacote, terá o Portugol a correr no seu Ubuntu.

    Deixe uma resposta