Partilha de Internet no Windows 10 Technical Preview (ICS)

Neste artigo, vou descrever passo a passo, o que é necessário para partilhar a Internet, com outros computadores na rede local.

Para que seja possível partilhar a Internet, o computador tem que ter instalado duas interfaces de rede. Uma para comunicar com a Internet, outra para comunicar com a rede local. Os computadores e dispositivos ligados à rede local, serão capazes de se ligar à Internet através da interface partilhada.

Os passos para partilhar a Internet são bem simples, como iremos ver ao longo do artigo. Embora simples, não nos dá muito controlo de como configurar a rede interna. Não podemos escolher a  classe de IP’s que queremos utilizar, nem a mascara rede. O Windows, encarrega-se de configurar a rede interna com classe C, atribuindo a rede 137, e uma mascara de 24bits. Desta forma, o Windows configura a interface da rede interna, com o seguinte IP e MASCARA, “192.168.137.1/255.255.255.0“. Com esta configuração, a rede local, pode ter no máximo 254 dispositivos ligados. O Windows, necessita de controlar estes parâmetros, para com eles, iniciar o serviço de DHCP na interface Interna. Apesar de não nos dar muito controlo, de como será configurada a rede interna, é mais do que suficiente para partilhar a Internet numa pequena rede.

Então vamos lá!

Para começar, clicamos com o lado direito do rato no Icon da interface de rede, depois clicamos em “Open Network and Sharing Center“. Como podemos ver na seguinte imagem.

Ao clicarmos em “Open Network and Sharing Center“, abre-se a janela onde podemos configurar várias opções  de rede e partilha. O que nós pretendemos, é configurar a interface que liga à Internet. Para isso, clicamos em “Change adapter settings“, como podemos ver na imagem abaixo.

Ao clicarmos, abre-se uma janela que mostra-nos todas as interfaces de rede instaladas no sistema. Como queremos partilhar a interface que está ligada à Internet, clicamos com o lado direito do rato sobre ela e clicamos em “Properties“. Como podemos ver pela seguinte imagem.

 

Ao clicarmos, abre-nos esta pequena janela “Ethernet properties“, com as propriedades da interface de rede. O que nos interessa aqui, é a partilha, então iremos seleccionar a aba de partilha. Para isso clicamos na aba “Sharing“, como podemos ver na seguinte imagem.

 

Ao clicarmos na aba “Sharing“, é apresentado as opções de partilha existentes para esta interface. A opção que nos interessa seleccionar é “Allow other network users connect through this computer´s Internet connection“, activamos esta opção e clicamos em “OK“. Como podemos ver na seguinte imagem.

E neste momento, já temos a interface a partilhar Internet, para a interface de rede local.

Agora, a termo de curiosidade, iremos verificar como ficou configurada a interface de rede local, aquela em que os computadores e dispositivos locais se iram ligar à Internet.

Para isso, clicamos com o lado direito do rato na interface da rede local e clicamos em “properties“. Como mostra a seguinte imagem.

Ao clicarmos, abre-se uma pequena janela de configuração da interface de rede. Seleccionamos “Internet Protocol Version 4 (TCP/IPv4)“, e clicamos em “Properties“, como podemos ver pela seguinte imagem.

 

E como podemos constatar pela seguinte imagem, o Windows configurou a interface de rede local com o IP192.168.137.1 e com a Subnet Mask 255.255.255.0.

Não devemos mexer nestes parâmetros, pois o Windows necessita deles internamente para configurar o serviço de DHCP, para oferecer IP’s dinamicamente, aos dispositivos na rede local.

Fechamos todas as janelas abertas, pois já não necessitamos delas.

Neste momento, já podemos ligar um computador, ou um dispositivo AP, à nossa rede local. Este dispositivo, irá adquirir as configurações necessárias através do DHCP, para se configurar na rede local.

Como podemos ver, é bem simples partilhar a Internet no Windows.

    Deixe uma resposta