Partilha de Internet no Windows 10 Technical Preview (ICS)

Neste artigo, vou descrever passo a passo, o que é necessário para partilhar a Internet, com outros computadores na rede local.

Para que seja possível partilhar a Internet, o computador tem que ter instalado duas interfaces de rede. Uma para comunicar com a Internet, outra para comunicar com a rede local. Os computadores e dispositivos ligados à rede local, serão capazes de se ligar à Internet através da interface partilhada.

Os passos para partilhar a Internet são bem simples, como iremos ver ao longo do artigo. Embora simples, não nos dá muito controlo de como configurar a rede interna. Não podemos escolher a  classe de IP’s que queremos utilizar, nem a mascara rede. O Windows, encarrega-se de configurar a rede interna com classe C, atribuindo a rede 137, e uma mascara de 24bits. Desta forma, o Windows configura a interface da rede interna, com o seguinte IP e MASCARA, “192.168.137.1/255.255.255.0“. Com esta configuração, a rede local, pode ter no máximo 254 dispositivos ligados. O Windows, necessita de controlar estes parâmetros, para com eles, iniciar o serviço de DHCP na interface Interna. Apesar de não nos dar muito controlo, de como será configurada a rede interna, é mais do que suficiente para partilhar a Internet numa pequena rede.

Então vamos lá!

Para começar, clicamos com o lado direito do rato no Icon da interface de rede, depois clicamos em “Open Network and Sharing Center“. Como podemos ver na seguinte imagem.

ICS-1

Ao clicarmos em “Open Network and Sharing Center“, abre-se a janela onde podemos configurar várias opções  de rede e partilha. O que nós pretendemos, é configurar a interface que liga à Internet. Para isso, clicamos em “Change adapter settings“, como podemos ver na imagem abaixo.

ICS-2

Ao clicarmos, abre-se uma janela que mostra-nos todas as interfaces de rede instaladas no sistema. Como queremos partilhar a interface que está ligada à Internet, clicamos com o lado direito do rato sobre ela e clicamos em “Properties“. Como podemos ver pela seguinte imagem.

ICS-3

Ao clicarmos, abre-nos esta pequena janela “Ethernet properties“, com as propriedades da interface de rede. O que nos interessa aqui, é a partilha, então iremos seleccionar a aba de partilha. Para isso clicamos na aba “Sharing“, como podemos ver na seguinte imagem.

ICS-4

Ao clicarmos na aba “Sharing“, é apresentado as opções de partilha existentes para esta interface. A opção que nos interessa seleccionar é “Allow other network users connect through this computer´s Internet connection“, activamos esta opção e clicamos em “OK“. Como podemos ver na seguinte imagem.

ICS-5

E neste momento, já temos a interface a partilhar Internet, para a interface de rede local.

Agora, a termo de curiosidade, iremos verificar como ficou configurada a interface de rede local, aquela em que os computadores e dispositivos locais se iram ligar à Internet.

Para isso, clicamos com o lado direito do rato na interface da rede local e clicamos em “properties“. Como mostra a seguinte imagem.

ICS-6

Ao clicarmos, abre-se uma pequena janela de configuração da interface de rede. Seleccionamos “Internet Protocol Version 4 (TCP/IPv4)“, e clicamos em “Properties“, como podemos ver pela seguinte imagem.

ICS-7

E como podemos constatar pela seguinte imagem, o Windows configurou a interface de rede local com o IP192.168.137.1 e com a Subnet Mask 255.255.255.0.

Não devemos mexer nestes parâmetros, pois o Windows necessita deles internamente para configurar o serviço de DHCP, para oferecer IP’s dinamicamente, aos dispositivos na rede local.

ICS-8

Fechamos todas as janelas abertas, pois já não necessitamos delas.

Neste momento, já podemos ligar um computador, ou um dispositivo AP, à nossa rede local. Este dispositivo, irá adquirir as configurações necessárias através do DHCP, para se configurar na rede local.

Como podemos ver, é bem simples partilhar a Internet no Windows.

    Deixe uma resposta